Acertando em cheio na hora de montar sua cozinha

decorar sua cozinha

Um dos cômodos que mais pensamos na hora de mobiliar e decorar sem dúvida nenhuma é a cozinha. Ela tem papel principal na novela que é nossas vidas, passamos horas cozinhando e organizando para família, amigos e pessoas que amamos, e claro que pensar na disposição e tipo de móveis, eletrodomésticos, decoração e itens de arrumação são coisas importantes na hora de planejar como será essa parte tão especial da casa.

Comece pelos itens mais importantes

Para o funcionamento da sua cozinha, você vai precisar de móveis e eletrodomésticos básicos e, a seguir, vamos deixar uma lista de equipamentos que vão facilitar sua vida.

Você vai precisar de bons eletrodomésticos e, por isso, procure pelas Melhores Geladeiras para que não tenha problemas de manutenção. Faça uma busca na internet e nas lojas físicas, veja opiniões, compare os preços e escolha a que mais se encaixa no seu orçamento. Mas lembre-se do frete, para que não tenha surpresas no seu cálculo final!

Faça a mesma coisa para o fogão: você vai encontrar uma variedade de modelos, como o cooktop. Caso seja esse o modelo escolhido, você vai precisar também de um forno elétrico.

Há também opções como os de bancada ou de embutir, mas estas escolhas também estão muito relacionadas a você fazer móveis planejados ou não, ou se você fará uma reforma na sua cozinha ou ainda se pretende apenas adaptar ao que você já tem em casa.

Você vai precisar também de micro-ondas e, se couber no orçamento, não abra mão de lava-louças e de um bom exaustor. Esses dois últimos já não são tão básicos, mas os preços podem encaixar no seu orçamento, e são peças que podem facilitar seu dia a dia.

Vamos aos equipamentos que você vai precisar com certeza: liquidificador, batedeira e sanduicheira. E há alguns itens que, apesar de não essenciais, podem facilitar seu dia a dia, como por exemplo: fritadeira elétrica, panela de arroz elétrica, espremedor de frutas, churrasqueira elétrica, multiprocessador de alimentos, mixer, panela de fondue, cafeteira e chaleira elétrica.

Uma dica que deixará sua cozinha mais bonita, é se atentar às cores de todos os equipamentos! Combine as cores, como branco, inox, vermelho… Se atente na hora da compra e garanta que todos combinem, e sua cozinha ficará mais elegante.

Pense nos móveis

Se você ainda não tem os móveis, comece imaginando como seria cozinhar no espaço que você tem, e isso lhe dará uma pequena ideia de como tem que ser a disposição da cozinha. Imagine onde ficará a geladeira, o fogão, o forno de micro-ondas e, a partir daí, escolha seus móveis.

Ah, e esse também é o momento de pensar no armazenamento dos seus utensílios! Imagine o espaço que você precisa para guardar todos os eletrodomésticos já citados e, além disso, os jogos de pratos, os jogos de copos, potes, refratários, jarras, panelas, toalhas de mesa, panos de copa, sousplats, guardanapos e os demais equipamentos e acessórios. Por isso, não economize na quantidade de armários!

Detalhes para ficar atento!

A altura da sua pia e bancada devem ser equivalentes à sua altura! Muitas vezes, é um detalhe importantíssimo que passa despercebido, mas isso vai evitar possíveis dores nas costas depois de preparar sua refeição, ou de lavar alguma louça. Prefira pias e bancadas mais altas, especialmente se sua estatura for alta.

Isso também é importante na hora de pensar nos armários: a altura deles tem que ser eficiente para que alcance com facilidade todos os compartimentos mais utilizados. Armários muito altos podem tornar o acesso não tão prático, e o ideal é evitar subir em cadeiras sempre que possível, por isso representa riscos de acidentes em casa.

Por fim, e não menos importante, evite deixar espaços vagos entre seus móveis planejados, isso evita que sujeiras se acumulem nos cantos, e você tenha dificuldade com a limpeza. Isso tornará sua cozinha mais prática, e fácil de higienizar.

Decoração e arrumação

A decoração da sua cozinha está muito relacionada às cores dos móveis e utensílios domésticos. Escolha tons de cores que combinem. Uma dica importante é deixar o mínimo de itens à vista sobre bancadas e eletrodomésticos, para que sua cozinha fique com aspecto clean e organizado.

Outra dica, é uniformizar potes de armazenamento de alimentos: existem etiquetadoras que você pode comprar e utilizar para rotular seus alimentos. Isso não deixará que você confunda farinhas e possibilita que você saiba a validade, mesmo sem a embalagem original.

Pronto! Siga essas dicas e monte a cozinha dos seus sonhos com facilidade!