Como financiar um imóvel em Portugal?

Se você pretender morar em terras lusitanas, é provável que esteja pensando em como financiar um imóvel em Portugal.

De um modo geral, a possibilidade de financiar um imóvel por lá chama a atenção dos brasileiros pela menor burocracia e pelos valores até menores do que por aqui.

Mas como isso é possível? Como conseguir morar em Portugal?

Com toda a certeza, como você bem deve saber, para conseguir morar no país você precisará de um visto de residência de Portugal, caso não seja um cidadão português.

Caso tenha direito à cidadania, aqui temos um Guia para conseguir cidadania Portuguesa, que vai lhe auxiliar bastante a entender o processo.

Sendo assim, vamos ao que interessa, pois agora você vai aprender a como financiar um imóvel em Portugal!

Entenda como financiar um imóvel em Portugal

Financiar ou alugar um imóvel em Portugal?

A primeira coisa a se ver aqui, antes de entender como financiar um imóvel em Portugal, é compreender o que é melhor: o financiamento ou o aluguel.

Se você pretende morar em Portugal por muitos anos, ao se colocar no papel, obviamente, o valor a ser pago pelo financiamento vale muito mais a pena.

E isso se dá porque os bancos portugueses oferecem excelentes oportunidades de crédito para tal finalidade.

Aliás, para os brasileiros, tendo ou não cidadania portuguesa, e mesmo contando com a renda apenas do Brasil, a facilidade de crédito também é muito boa.

Nesse caso, o mais importante torna-se saber qual tipo de visto de residência em Portugal conseguir.

Crédito imobiliário ao brasileiro

Como começou a ser explicado anteriormente, o brasileiro, mesmo aquele que não possui a cidadania europeia, pode conseguir o crédito imobiliário de um banco português.

Isso facilita muito a vida de quem quer saber como financiar um imóvel em Portugal, facilitando conseguir a compra do mesmo.

Essa facilidade de crédito ocorre por que os bancos locais já sabem como lidar com aqueles que não são residentes ainda no país, além também da própria “luta” entre as instituições para conseguir mais clientes.

Assim, conseguindo mostrar a renda mínima exigida, mesmo que a brasileira, e também a documentação necessária, é possível conseguir seu crédito imobiliário junto ao banco.

Análise de crédito para financiamento

A próxima etapa que você que está pensando em como financiar um imóvel em Portugal precisa levar em consideração diz respeito à análise de crédito para financiamento.

Para você que deseja realmente morar em Portugal e ter seu próprio imóvel, é preciso ter seu crédito aprovado pelo banco escolhido.

Essa análise do banco vai levar em consideração fatores como extrato de contas, declaração de imposto de renda e comprovantes de renda.

Além disso, ainda é preciso realizar uma avaliação do imóvel que você pretende comprar no país.

Entretanto, cada banco possui sua forma de fazer a análise de crédito, bem como o tempo de demora para dar uma resposta ao cliente.

De um modo geral, o seu processo pode demorar entre 48 horas a algumas semanas, dependendo da quantidade de pedidos e do tipo de processo usado pelo banco.

Pode-se dizer, para você que está buscando saber como financiar um imóvel em Portugal, que a preocupação maior do banco é sobre se será possível o cliente realizar o pagamento.

Para isso, eles precisam definir a taxa de esforço, que nada mais é do que a capacidade de pagamento do cliente, que não pode tomar mais do que 1/3 do rendimento líquido do mesmo.

Assim, se 1/3 dos seus ganhos líquidos, tirando impostos e taxas, não suprir a parcela imposta pelo banco, não adianta ter cidadania ou visto de residência em Portugal, pois seu financiamento não será liberado.

Isso ocorre porque o próprio Banco de Portugal (o equivalente ao Banco Central do Brasil) fiscaliza de perto a situação dos bancos, incluindo a liberação de crédito.

Avaliação do imóvel escolhido

O próximo passo de como financiar um imóvel em Portugal é a avaliação do imóvel escolhido por você, que deve ser realizada pelo banco.

Sendo assim, você pode escolher se será financiado 70% do valor da avaliação, por um profissional, ou da aquisição do imóvel, o que for menor entre os dois.

Se você aderir a outros produtos do banco, eles podem até mesmo reduzir a taxa de juros que será paga sobre o valor da parcela do financiamento.

Ou seja, vale muito a pena, visto que você terá custos menores que não irão lhe prejudicar financeiramente no futuro.

Quais documentos você precisa enviar para seu crédito ser aprovado?

Para que você possa ter a aprovação de crédito, necessária em como financiar um imóvel em Portugal, é preciso mostrar alguns documentos.

Como um dos documentos necessários é o NIF (Número de Identificação Fiscal), é preciso que você o requisite anteriormente.

Assim, se faz necessário já ter o visto de residência em Portugal, o que irá facilitar conseguir o documento.

A lista documental para requisitar a aprovação de crédito para financiamento de imóvel para você morar em Portugal é:

  • Documento de identificação pessoal (passaporte)
  • Número de Identificação Fiscal
  • Comprovante dos seus três últimos salários
  • Última declaração do Imposto de Renda
  • Extra dos últimos seis meses da sua conta corrente
  • Comprovante profissional, que pode ser o contrato de trabalho ou a carteira de trabalho)

Conclusão

Como você viu, para o brasileiro que deseja estar morando em terras portuguesas, nada melhor do que aprender a como financiar um imóvel em Portugal.

Neste texto, mostramos a você as principais dicas para conseguir a aprovação de crédito para financiamento do seu imóvel no país europeu.

Leia também: Portugal incentiva imigrantes a morarem no interior!

Se você quer saber mais sobre como tirar sua cidadania portuguesa, facilitando a entrada do processo no consulado português, conte conosco, da Rotunno Cidadania, para lhe assessorar.