3 cuidados com grama sintética para duplicar sua vida útil

bolinha de golf na grama sintetica

Com tanta variedade no mundo do design de interiores, ficamos até perdidos. No entanto, a tendência do mercado atual é da grama sintética. Sabe aquela decoração que encontramos em fotos de eventos, no apartamento dos amigos ou revistas de arquitetura? Certamente, notou que ela embeleza qualquer espaço e se transforma em protagonista do ambiente.

A grama sintética é prática para instalar e simples para efetuar a manutenção. Além disso, não demanda custos altos para mantê-la conservada. Para isso, é importante saber como cuidá-la de forma adequada. É exatamente sobre esse assunto que será abordado neste artigo. Você vai entender porque é vantajoso implantar a grama sintética e os principais cuidados para prolongar a sua vida útil. Confira!

Por que escolher grama sintética?

 

Diferente do gramado natural, a grama sintética pode esquentar em dias de calor e não oferecer o mesmo frescor. Por outro lado, inúmeras vantagens podem ser encontradas ao optar por essa escolha. A manutenção dela é muito mais simples e prática, portanto não requer gastos com funcionários. Não é preciso aparar as cerdas, regar constantemente, evitar a queima das folhas e tratar pragas.

A grama sintética está sempre bonita, mesmo em dias de chuva, tempestades ou sol. Cuidar dela é mais barato e rápido, já que também não exige muito gasto com água. A instalação pode ser realizada em qualquer ambiente de sua escolha. Por exemplo: sacadas, quintal, canteiro, quarto de crianças etc.

Veja a seguir, quais são os 3 cuidados para ajudar na conservação de sua grama e aumentar o tempo de vida.

Confira 3 cuidados para aumentar a durabilidade da sua grama

Para garantir a sua durabilidade é importante manter alguns cuidados, mas saiba que é uma atividade simples de executar. Da mesma maneira que limpamos a nossa casa, assim também é com a grama sintética. Ou seja, é uma tarefa comum e sem grandes esforços.

A manutenção de um gramado natural é muito exaustiva e trabalhosa. Além disso, a vantagem do gramado sintético está na capacidade de mudar, completamente, o cenário e manter o visual sempre bonito. Veja como aumentar a durabilidade da sua grama:

1. Aumentar a durabilidade

cachorros na grama sintetica

Para conservar a grama é importante prezar pela limpeza constante. Por isso, o cuidado começa no projeto da instalação. Isto é, pensar sobre a finalidade da implantação da grama facilita a manutenção. Por exemplo: se você tem animais de estimação e seu objetivo é criar um espaço para eles brincarem, requer mais cuidado na limpeza.

Por outro lado, se deseja colocar o gramado no canto da sala para leitura de livros, haverá pouca sujeira e menor esforço.

Outro exemplo, é planejar o gramado na parte externa da casa, como quintal, fachada ou sacada. Sem dúvida, o acúmulo de sujeira será muito maior e exigirá outros materiais, como escova, vassoura, alvejante etc. mas nada que encarecerá os custos.

O planejamento dos cuidados básicos é necessário antes da instalação. Dessa forma, você já começa a cuidar desde o começo.

2. Limpar adequadamente

objetos na grama

Imagine fazer a limpeza na casa. Primeiramente, removemos lixos maiores, depois os menores com um espanador, aspirador de pó e pano úmido, certo? O mesmo se aplica para a grama sintética. Então, remova papéis, objetos, folhas, flores, alimentos etc.

Depois, com auxílio de uma vassoura de cerdas macias ou pequeno aspirador, elimine as sujeiras pequenas.

A melhor parte é que não é necessário lavar com água ou regar como na grama natural. Porém, se precisar remover alguma sujeira mais grossa, use um pouco de água com alvejante. Contudo é necessário borrifar desinfetante sem cloro toda semana, principalmente se tiver animais. Evite jogar bituca de cigarros, chicletes ou derrubar doces, bebidas etc.

3. Fique atento no uso do dia a dia

Trabalhar a decoração com outros elementos é o que torna o ambiente charmoso. Contudo, não esqueça de tomar cuidado ao locomover os objetos colocados sobre a grama.

Por exemplo: cadeiras, mesa, banqueta etc. Por causa do peso ou tipo de mobília, ao arrastar pode comprometer o material e reduzir seu tempo de vida.

Outro cuidado que precisa estar atento é o uso de veículo sobre o gramado. Os carros, motos, caminhões liberam químicos que prejudicam o material. Mesmo quando mantemos o automóvel por alguns minutos danifica o gramado, pois remove cerdas devido ao peso.

Outro cuidado que precisa estar atento, é com as churrasqueiras. Para quem gosta de churrasco, o ideal é colocar uma cobertura. Dessa forma, evita que brasas aqueçam demais e derretam o gramado.

As gramas sintéticas suportam temperaturas altas, mas ter cautela com objetos, vapor quente e chamas é imprescindível.

Já para quem gosta de piscina, mas não tem uma é permitido disponibilizá-las sobre o gramado aquelas que são montáveis. Elas não estragam a grama e após o uso é só varrer as cerdas em sentido inverso.

Por fim, pesquise e selecione materiais de qualidade para garantir a longa duração. Inclusive, contrate um bom profissional para fazer a instalação, porque quando é feita de maneira inadequada compromete a vida útil e a manutenção.

Embora o gramado natural tenha seu diferencial, você descobriu que a grama sintética também apresenta suas particularidades. Neste artigo, aprendeu como aumentar a vida útil do material e por que escolher essa opção é a mais vantajosa para a sua decoração.

Agora é com você! Vai decidir pela praticidade e beleza do gramado sintético, ou optar pela manutenção exaustiva de uma grama natural? Deixe seu comentário!