4 coisas que todo mundo precisa saber sobre home office

Quando falamos sobre trabalhar com home office, muitas pessoas pensam que se trata de um mar de rosas.

Além disso, é muito comum compararmos o home office com o trabalho de horário flexível feito em casa.

No entanto, o home office é mais complicado do que realmente parece ser. Isso porque algumas atividades requerem um grande nível de disciplina e dedicação, mesmo estando em um ambiente confortável.

Por essa razão, decidimos produzir esse post para explicar mais sobre os detalhes do home office e passar tudo que você precisa saber!

Vamos a leitura?

1- Home office não é necessariamente trabalhar em casa

Primeiro de tudo, é importante ressaltarmos que, nem sempre, quem atua com home office, trabalha necessariamente em sua própria residência.

Apesar do termo literal significa “escritório em casa”, muita das vezes a empresa possibilita ou o próprio funcionário escolhe outros locais para que o mesmo possa trabalhar a distância.

Ou seja, se você pretende atuar com home office, procure primeiro conversar sobre quais as necessidades da empresa e se realmente será possível exercer suas atividades de casa.

2- Home office não é para todos os cargos

Outro impedimento do home office é que nem todas as atividades permitem que o profissional trabalhe com esse tipo de modelo. Por exemplo:

Uma empresa que atua com a produção de película de controle solar, ou a venda de tendas para eventos, ou até mesmo que presta serviços de sistema de combate a incêndio, por exemplo, precisa que seus profissionais estejam presentes na sede para exercer seu trabalho.

Normalmente, as atividades mais comuns de serem passadas em home office são funções que não precisem de esforço físico ou de contato direto com os clientes e outros funcionários.

3- O tempo de trabalho é igual aos trabalhos presenciais

Outra questão que muita gente se engana é que o trabalho em home office parece ser mais “tranquilo” em razão da flexibilidade de horário. No entanto, a realidade é bem diferente para quem exerce essa função.

É normal as pessoas ficarem mais da metade do dia apenas em um cômodo da casa, como no quarto ou em seu escritório. Isso, pois as tarefas são iguais ou até mais complexas do que um trabalho presencial!

4- É necessário ter ainda mais foco

Por fim, muitas pessoas não gostam de trabalhar em home office pelo fato de que esse modelo de trabalho exige muito mais da sua disciplina e dedicação.

Como mencionamos no início do texto, atuar em casa gera muito mais conforto e comodidade para o colaborador. E muita das vezes, esse conforto acaba prejudicando o seu trabalho e seu tempo.

Para quem não possui disciplina em ficar trabalhando em seu próprio lar, o home office pode ser um grande desafio. Por isso, antes de exercer atividades em home office, veja se realmente você será tão produtivo quanto como em um trabalho presencial.

Home office como você nunca viu

Ao longo deste post, ficou claro que o home office não é para qualquer um. Apesar do seus inúmeros benefícios, é necessário ter as características certas para conseguir exercer as atividades de forma produtiva.

Não há dúvidas quanto suas vantagens, como ter flexibilidade do local e algumas vezes no horário, ter uma rotina saudável, estar longe do trânsito, entre outros.

No entanto, o home office não é para todos os cargos. Além disso, O tempo de trabalho é igual aos trabalhos presenciais, necessidade, muita das vezes, de ainda mais foco por parte do profissional.

E você, acha que poderia trabalhar em home office? O que achou deste post?

Esse artigo foi escrito por Rafaela Ricardo, Criadora de Conteúdo do Soluções Industriais.